Sete estados norte-americanos estão a ficar sem água

Os sete estados sem água dos EUA

1. Califórnia

2. Nevada

3.Novo México

4.Kansas

5.Arizona

6.Oklahoma

7.Texas

Foto:  woodleywonderworks / Creative Commons

Sete estados norte-americanos – Texas, Oklahoma, Arizona, Kansas, Novo México, Nevada e Califórnia – têm mais de 50% da sua terra em estado de seca profunda, de acordo com o meteorologista Brad Rippey.

As secas prolongadas caracterizam-se pelas perdas de culturas, faltas de água frequentes e restrições obrigatórias na utilização da água. Com base nestes dados, analisados pelo US Drought Monitor, Rippey explicou que estes sete estados estão a ficar sem água.

“Esta seca arrasta-se há já três anos e meio em alguma zonas, sobretudo no Norte do Texas”, explicou o meteorologista ao 24/7 Wall St.

Segundo Rippey, em áreas específicas deste estados a seca é ainda mais grave. Em seis dos sete estados, mais de 30% das áreas estavam em seca extrema na semana passada. Na Califórnia e Oklahoma, 25% e 30% desse estado, respectivamente, sofreu uma seca excepcional, a classificação mais severa.

A seca teve um impacto muito importante nas culturas, sobretudo no trigo do Inverno. “Muito do trigo do Inverno está plantado na metade sul das grandes planícies”, explicou Rippey, uma área que inclui o Texas, Oklahoma e Kansas, três dos estados mais atingidos pela seca. Só o Texas tinha 250 mil quintas em 2012, mais do que qualquer outro estado, enquanto a vizinha Oklahoma tinha mais de 80 mil quintas.

No Nevada, apenas foi armazenado um terço do total das culturas habituais, e no Novo México as reservas são ligeiramente superiores a pouco mais de metade dos níveis normais.

O caso mais problemático, porém, é o da Califórnia. O estado inteiro sofreu uma seca severa e, até à semana passada, 75% da área cultivada estava sob seca extrema. “Os reservatórios que são normalmente alimentados pela Sierra Nevada e a parte sul da Cordilheira das Cascatas são os verdadeiros problemas. A Califórnia tem menos de dois anos de água disponível, se a continuar a utilizar como habitualmente”, explicou Rippey, que avisou que as restrições na água para fins agrícolas obrigou muitos agricultores a abandonar os campos.

Conheça os sete estados que estão a ficar sem água.

Deixar uma resposta

Patrocinadores

css.php