YoungVolunTeam apanha boleia do Rock In Rio e percorre 93 escolas portuguesas

YoungVolunTeam apanha boleia do Rock In Rio e percorre 93 escolas portuguesas

Lançado em Novembro de 2012, o YoungVolunTeam é o programa educativo da Caixa Geral de Depósitos dirigido aos alunos que frequentam o ensino secundário. O programa tem o apoio da Sair da Casca, Entrajuda, Direcção-Geral de educação e do programa Juventude em Acção, da União Europeia, e contou este ano com um empurrão especial: o Rock In Rio (RiR).

Assim, a CGD e Rock In Rio pediram aos alunos de todas as escolas secundárias abrangidas que organizassem uma acção de fundos para apoiar uma causa social. Esta união de projectos sociais – Young VolunTeam e RiR – permitiu à primeira ir mais longe no seu objectivo de angariar verbas para a criação ou reforço de salas de estudo em IPSS (Instituições de Solidariedade Social).

“Pretendemos equipar salas de estudo, na medida em que acreditamos que a educação é um veículo indispensável para romper ciclos de pobreza, promovendo, desta forma, a inclusão social. Contamos com a energia e determinação dos alunos do Ensino Secundário para ajudarem a dar a volta”, referiu Francisco Viana, director de comunicação e marca da Caixa.

A promoção da cultura do voluntariado em Portugal tem sido, de resto, um dos principais compromissos de actuação da CGD – neste caso, junto dos agrupamentos de escolas com ensino secundário de todo o país, reforçando o reconhecimento da importância do contributo destas para o desenvolvimento de competências fundamentais para os jovens, em diferentes eixos: inclusão social, educação, empreendedorismo, emprego e cidadania.

Na edição deste ano, o Young VolunTeam contou com a inscrição de 93 escolas secundárias de todo o país, com um total de 185 professores coordenadores e 2.400 alunos embaixadores do programa nas suas escolas e comunidades envolventes.

Esta acção com o Rock In Rio é paradigmática da importância do projecto – e até onde ele pode ir. Nela, os grupos de alunos das dez escolas com melhor prestação serão convidados a continuar a acção de angariação de verbas no Rock in Rio-Lisboa, onde também poderão aproveitar e assistir aos concertos e diversões da Cidade do Rock.

Esta iniciativa será ainda alargada aos colaboradores da Caixa, que poderão ajudar nesta angariação, assim como toda a comunidade, que poderá contribuir directamente através de uma conta solidária. Um verdadeiro projecto de inclusão social.

Foto:  【J】 / Creative Commons

Comentários (Facebook):

Deixar uma resposta

Patrocinadores

css.php