Árvore centenária cortada para dar lugar a outdoor de protecção ambiental

Uma ironia publicitária

Uma árvore centenária foi cortada em São José do Rio Preto, município de São Paulo, Brasil, para dar lugar a um outdoor. O irónico é que essa publicidade exterior mostra um menino abraçado a uma árvore.

A história, aqui contada pelo Globo, foi parar à internet e ganhou repercussão mundial. “Um dia passei pelo local, ela estava de pé. No outro, já estava derrubada. Cortaram e levaram tudo”, explicou ao vereador local, Antônio Laureano.

“Mas depois ficou estranho, porque cortaram a árvore e colocaram um outdoor com uma criança a abraçar uma árvore. Representou o quê? Não percebi o que se passou, não teve sentido nenhum”, explicou Rosângela Rossi, cidadã de São José do Rio Preto.

O outdoor, que comemora o Dia da Árvore, pertence a uma cooperativa de planos de saúde que incentiva à preservação de árvores. Confuso? A empresa responsável pelo outdoor diz que foi uma “infeliz coincidência”, e o anunciante desconhecia que tinha sido cortada uma árvore para colocar a sua publicidade.

O caso fica mais complexo quando a empresa que colocou o outdoor diz que tinha autorização da autarquia e da polícia ambiental para derrubar a árvore, mas a polícia ambiental avança que é apenas um órgão fiscalizador, pelo que não concede autorizações deste género. Já a autarquia diz que o local é privado, pelo que não pode autorizar nada.

Veja as fotos do antes e depois da história.

Deixar uma resposta

Patrocinadores

css.php