Canguru gigante com cara de coelho habitou o planeta há 30 mil anos

O canguru-coelho-preguiça

Um canguru com cara de coelho habitou o Planeta Terra há 30 mil anos, durante a Idade do Gelo. O animal era gigante, de acordo com paleontólogos, e continua a fascinar todos os que tentam descobrir novas informações sobre ele.

Conhecido como canguru sthenurinae para os paleontólogos, este fóssil mamífero foi descoberto originalmente em 1873 mas, desde então, os cientistas têm ficado perplexos pela sua anatomia peculiar.

Uma das características mais curiosas eram os pés “estranhos” do animal. Cada pé tinha um dedo grande enorme, passamos o pleonasmo, que acabava em garra. Tinham também esqueletos bastante fortes para o seu tamanho, com caudas mais curtas que as dos cangurus. E para além das suas caras redondas, parecias às dos coelhos, os sthenurinae evoluíram para uns braços especializados e ombros que lhes permitiam chegar acima da sua cabeça para puxarem as folhas das árcores.

Outra das curiosidades deste canguru-coelho é o facto de, para além de tudo, eles se pareciam com preguiças na forma como viviam o dia-a-dia. E é isso que deixa os cientistas perplexos: um animal com características de três outros animais contemporâneos, mas completamente distintos.

Segundo um novo estudo publicado pela Brown University, estes cangurus pesariam 240 quilómetros e não saltavam, ao contrário dos seus pseudo-descendentes – que não são: estes cangurus não deixaram descendência. Se o fizessem, explicam os investigadores, partiriam os seus tendões.

De acordo com o estudo, citado pelo The Dodo,  estes cangurus deveriam ter andado erectos de ramo de árvore em ramo de árvore – como por vezes os actuais fazem. Provavelmente, herdaram esta forma de andar os seus próprios antepassados, mais pequenos.

Os predecessores do canguru sthenurinae, por outro lado, eram mais pequenos e deveriam facilmente passar de ramo para ramo da árvore, sem ser de forma erecta. Assim, os primeiros deveriam cambalear desajeitadamente, o que os torna ainda mais estranhos.

Os próximos passos na descoberta de outras características deste animal passam por estudar pegadas deixadas por eles. Por agora, temos apenas a nossa imaginação e capacidade para dizer que os cangurus com cara de coelho tinham hábitos parecidos aos das preguiças.

Comentários (Facebook):

Deixar uma resposta

Patrocinadores

css.php