Catedral californiana vai ser renovada com centenas de painéis reflectores de calor (com FOTOS)

Catedral de Cristal vai tornar-se mais sustentável

 

A mítica Catedral de Cristal, projectada por Philip Johnson para o Garden Cove, na Califórnia, vai ser reconvertida para que a sua antiga identidade protestante possa ficar mais semelhante ao cânone dos edifícios católicos. Mas mais que uma questão de religiões, esta catedral vai também tornar-se mais sustentável.

A Catedral declarou falência em Outubro de 2010 e dois anos depois foi adquirida pela Igreja Católica. Em Agosto deste ano foram escolhidos os arquitectos que ficarão encarregues do projecto de renovação do espaço. Entre as principais alterações está a inserção de um espaço no edifício já existente e a colocação de painéis de metal no exterior, que deverão cobrir mais de 10.000 dos painéis de vidro que actualmente revestem o edifício. Estes novos painéis metálicos deverão permitir reduzir o excesso de luminosidade e o calor.

O objectivo dos arquitectos escolhidos para a renovação é conferir um aspecto moderno à Catedral ao mesmo tempo que são preservados os traços originais. O edifício original foi construído em 1981, mas desde cedo sofreu de problemas de calor e excesso de luminosidade, refere o Inhabitat.

Agora, os novos painéis que vão ser colocados no exterior vão permitir controlar a entrada de luminosidade e de calor e conferir um sistema de ventilação natural ao espaço, evitando-se a utilização de ar condicionado.

Deixar uma resposta

Patrocinadores

css.php