Elefantes conseguem detectar chuva a grandes distâncias

Elefantes conseguem detectar chuva a grandes distâncias

Os elefantes conseguem detectar chuva a grandes distâncias – até cerca de 96,5 km. A capacidade foi revelada por um novo estudo, conduzido durante sete anos por cientistas americanos e australianos.

Nove animais foram equipados com sistema GPS, o que permitiu estudar seus os movimentos migratórios. No norte da Namíbia, um aumento acentuado da pluviosidade marca o início das estações secas e húmidas. O estudo permitiu concluir que no início da estação húmida, os elefantes alteram os padrões de migração, para fugirem às chuvas intensas. Contudo, na estação seca, os animais não alteram o seu comportamento e permanecem no mesmo lugar.

Os investigadores indicam que tal comportamento pode ser explicado pela elevada capacidade auditiva dos elefantes, que lhes permite ouvir tempestades e chuvas a grandes distâncias e reagir antes que o mau tempo chegue ao local onde se encontram. Este comportamento é mais frequente na estação húmida.

Dadas as limitações do estudo em seguir uma maior amostra de animais, os investigadores afirmam que é necessário mais investigação para comprovar a teoria de que os elefantes conseguem prever as tempestades a grandes distâncias, escreve o Dodo.

Foto: Goetze-Images.com / Creative Commons

Comentários (Facebook):

Deixar uma resposta

Patrocinadores

css.php