O homo sapiens já morreu?

O homo sapiens já morreu?

Muitos cientistas avisam que poderemos estar a caminho da nossa própria extinção, mas outros, como Juan Enriquez, acreditam que estamos, na verdade, e evoluir para uma nova espécie. Enriquez, que é fundador do projecto Life Sciences, da Harvard Business School, acredita que a era do homo sapiens poderá estar a acabar e outra nova fase da civilização estará à porta.

De acordo com Enriquez, esta será a mais incrível “estória” alguma vez contada nos nossos tempos: o homo sapiens evoluiu e está a alterar a sua – nossa – própria evolução para o Homo Evolutis.

Enriquez acredita que temos acesso a tantos dados, hoje, como tínhamos no espaço de uma vida inteira, e esse tipo de pressão força uma espécie a evoluir. Ou seja, os nossos cérebros estão a evoluir de forma certa para se adaptarem a um novo ambiente.

Considerando todas as outras mudanças que ocorreram na vida humana nos últimos séculos – mais alimentos para comer, longevidade, urbanismo e aumento de tamanho e peso – não admira que estejamos a mudar. Enrique explica que se algum animal mudasse tanto nos últimos anos, como os humanos, então ele iria evoluir. Por que não nós?

O professor de Harvard explicou a sua teoria numa das centenas de conferências TED anuais, e até deixou a antever algumas das nossas mudanças físicas: seremos maiores, as nossas cabeças serão maiores, viveremos mais e a diversidade da espécie será maior. “Existe um poder e responsabilidade que forçará a humanidade a pensar melhor naquilo que está a fazer”, explica Enriquez.

Veja a TED Talk de Enriquez.

Comentários (Facebook):

Deixar uma resposta

1 comment

  1. FDAD

    É mesmo uma “estória” porque a palavra nem se escreve assim…

Patrocinadores

css.php