Plantas captam mais gás carbónico do que se pensava

Plantas captam mais gás carbónico do que se pensava

As plantas absorvem 16% mais gás carbónico do que até agora se imaginava, sendo um precioso aliado do Planeta para diminuir as emissões poluentes da atmosfera. O estudo foi publicado na segunda-feira pelo Proceedings of the National Academy of Sciences e tem novos cálculos para mostrar como se dá o ciclo do CO2 nas folhas, mostrando que, durante dois séculos, os cientistas subestimaram a capacidade das plantas em captar a substância.

Segundo o estudo, que analisou a lenta dispersão do carbono nos tecidos vegetais das plantas, existe mais gás usado pelas plantas do que os modelos anteriores previam. Entre 1910 e 2010, as plantas captaram 1.057 mil milhões de toneladas de CO2 – e não 915 mil milhões como pensávamos.

Segundo o Planeta Sustentável, isto explica por que razão as contas entre a quantidade de dióxido de carbono emitido pelos continentes e o volume presente na atmosfera costumam ser tão diferentes, mesmo descontada a absorção das plantas – os cientistas subestimavam a sua capacidade de puxar os poluentes do ar.

Cerca de metade do CO2 produzido é absorvido pelos oceanos ou vegetais, por isso é necessário estimar correctamente as taxas de captação de cada organismo. “Esta descoberta mostra que a biosfera terrestre contemporânea tem menos CO2 do que imaginávamos”, explicaram os investigadores do estudo.

Foto: USFWSmidwest / Creative Commons

Comentários (Facebook):

Deixar uma resposta

1 comment

  1. eu

    Gás carbónico?? Quem foi o burro que traduziu este artigo?

Patrocinadores

css.php