7 dicas para apreciar a água da torneira

torneira_SAPO

O título deste artigo pode parecer estranho – afinal, beber água não tem nada de extraordinário. Pelo menos em Portugal, onde ela é de boa qualidade: basta pegar num copo, abrir a torneira e beber calmamente.

No entanto, a água pode apresentar, ocasionalmente, sabor e cheiro, devido a diversos factores como a presença de cloro usado na desinfecção da água ou deficiente manutenção das redes prediais e canalizações domiciliárias, incluindo torneiras.

Segundo explica a Águas de Portugal, o sabor da água depende também da sua composição em sais – o cálcio e o magnésio, por exemplo. Para melhorar o sabor e o cheiro da água, fique com sete dicas simples e que contribuirão, certamente, para se sentir mais saciado ao bebê-la.

SETE DICAS PARA BEBER ÁGUA

1.No tempo quente, a água pode aumentar a sua temperatura, caso as redes de distribuição ou prediais estiverem expostas ao calor. Antes de beber, deixe correr um pouco para refrescar a água.

2.Quanto mais fresca a água estiver, melhor sabe. Manter a água no frigorífico, de preferência num recipiente tapado, ajuda a melhorar o sabor e a sensação de frescura.

3.As garrafas e recipientes utilizados para servir água (jarros ou termos) devem ser lavados frequentemente, podendo usar-se um pouco de vinagre ou sal. Em seguida enxague bem.

4.Mude regularmente a água dos cubos de gelo. Se permanecerem muito tempo sem utilização é preferível eliminá-los, porque adquirem os sabores dos alimentos armazenados no congelador.

5.Não utilize a água quente da torneira para fazer chá ou café. É preferível ferver a água fria para estas utilizações, eliminando o sabor desagradável do cloro.

6.Nos frigoríficos com depósito de água e fabrico de gelo, o circuito de água exige cuidados especiais e deve ser lavado frequentemente.

7.Após ausência prolongada de casa – nas férias, por exemplo – deixe a água correr um pouco antes de a utilizar para beber ou cozinhar.

Este artigo faz parte de um trabalho especial sobre Água, publicado durante o mês de Julho e promovido pela Águas de Portugal. Todas as sugestões de temas podem ser enviadas para info@greensavers.pt. Siga a AdP no site YouTube  e assine a sua newsletter.

Foto: Senado Federal / Creative Commons

Comentários (Facebook):

Deixar uma resposta

Patrocinadores

css.php