China começou a construir o maior parque eólico do mundo

eolicas_SAPO

A China começou a construir o maior parque eólico do país na ilha de Nanri, na província de Fujian, no sudeste do país. O complexo deverá ter uma potência instalada de 400 MW.

Segundo o Construir, a informação foi divulgada na sexta-feira pelas autoridades locais, que revelaram que até 2018 estará construída uma estrutura capaz de produzir 1,4 milhões de quilowatts-hora (kWh), o equivalente a queimar 450.000 toneladas de carvão.

De acordo com a agência de notícias Xinhua, a estratégia insere-se numa lógica de investimento já iniciada em 2014, quando foram investidos €82.000 milhões em energia limpa, o maior volume entre as nações em desenvolvimento. Ainda assim, cerca de dois terços da energia consumida no país continuam a assentar no carvão.

Na última quarta-feira, continua o site português, especializado no sector da construção, o Governo chinês anunciou um plano de modernização das instalações energéticas que utilizam carvão, visando uma redução das emissões poluentes em 60%, antes de 2020. A medida representa uma redução anual de 180 milhões de toneladas nas emissões chinesas de CO2 (dióxido de carbono). Estima-se que o país tenha libertado entre nove e dez mil milhões de toneladas de CO2 em 2013, quase o dobro dos Estados Unidos da América e cerca de duas vezes e meia mais do que a União Europeia.

Durante a cimeira para as alterações climáticas das Nações Unidas, que decorre em Paris, vinte países, entre eles os mais populosos – China, EUA, Índia, Indonésia e Brasil – e os mais poluentes, concordaram em duplicar o seu investimento em investigação sobre energias limpas.

Foto: Kai Lehmann [thank you for 480.000 views] / Creative Commons

Comentários (Facebook):

Deixar uma resposta

Patrocinadores

css.php