Cientistas descobrem tubarão que brilha no escuro

tubarao_ninja_SAPO

Investigadores do Pacific Shark Research Center, do estado da Califórnia, Estados Unidos, acabaram de descobrir uma nova espécie de tubarão de pele preta e que brilha do escuro. O tubarão, que ganhou o seu nome de lanterna-ninja devido aos primos mais novos de Vicky Vásquez, um dos cientistas da equipa, vive entre 830 e 1440 metros de profundidade, no Oceano Pacífico, e não chega ao meio metro de comprimentos

Denominada etmopterus benchleyi, o tubarão-lanterna-ninja utiliza a combinação da escuridão das águas onde vive e a sua luz para atrair as presas. “O nome comum que sugerimos, lanterna-ninja, refere-se à cor do tubarão, preto, e ao facto de ter menos fotóforos que outros tubarões-lanterna”, explicou Vásquez ao Mashable.

“Tendo isto em conta, sentimos que estas características únicas poderão fazer desta espécie um ninja. O nome foi proposto pelas minhas primas, com idades entre os oito e os 14 anos”, continuou.

Os cientistas ainda estão a tentar descobrir mais dados sobre o tubarão-lanterna-ninja. O estudo foi publicado na edição mais recente do Journal of the Ocean Science Foundation (abre PDF).

Comentários (Facebook):

Deixar uma resposta

Patrocinadores

css.php