Costa Rica vai atingir 99% de energia renovável já em 2015

catarata del toro_SAPO

Em 2015, cerca de 99% de toda a energia utilizada na Costa Rica proveio de energias renováveis, um feito de que poucos países se podem gabar – se é que algum pode. As florestas ricas e cheias de quedas de água do país da América Central – como a Catarata de Toro, na foto – fazem da energia hidroeléctrica um dos principais recursos energéticos do país, ainda que as centrais geotérmicas estejam a subir a sua percentagem em relação ao fornecimento energético global do país.

De acordo com o Governo costa-riquenho, 285 dos dias de 2015 – até agora – tiveram 100% de energias renováveis. Ainda que seja o feito impressionante, o país não desarma até que 100% de toda a sua energia provenha de fonte renováveis durante todos os dias do ano.

Para além da energia hidroeléctrica, segundo o Treehugger, a Costa Rica quer expandir a sua diversidade renovável para as eólicas, biomassa e energia solar. O próximo passo é reduzir também os combustíveis fósseis utilizados no sector dos transportes e, assim, o país tornar-se neutro em carbono em 2021.

Paralelamente, o custo da energia para os costa-riquenhos decresceu 12% no último ano, uma tendência que irá continuar nos próximos anos. Quem disse que o desenvolvimento sustentável não garante poupança económica?

Foto: Steve Jurvetson / Creative Commons

Comentários (Facebook):

Deixar uma resposta

Patrocinadores

css.php