CP abre concurso para recrutamento de maquinistas

comboio_SAPO

A CP está à procura de novos maquinista e, até 8 de Janeiro, tem aberto um concurso para admissão à profissão. Os candidatos devem ter até 35 anos, possuir carta de condução de maquinista válida ou formação homologada pelo IMT, de acordo com a legislação aplicável, residência na área do posto de trabalhou ou, preferencialmente, inserida num raio de 50 quilómetros de Lisboa, Porto, Faro ou Aveiro; e disponibilidade para trabalhar em regime de horário irregular diurno e nocturno.

Todos os candidatos serão submetidos a um processo de selecção em que deverá satisfazer as exigências físicas, psicológicas e psicomotoras para o exercício da função, avança ainda a CP. Veja o concurso e, caso esteja interessado, preencha o formulário de candidatura.

Em 2012, o Público escrevia que a Fernave, empresa do grupo CP dedicada à formação, tinha lançado o primeiro curso de maquinistas aberto ao mercado, permitindo a qualquer pessoa “tirar a carta“ para conduzir comboios e ficar habilitada a esta profissão.

Com duração de 10 meses, a formação custava €18.000 e era criticado pelo Sindicato Nacional dos Maquinistas (SMAQ), que alegou que o curso era desajustado e transferia os custos da formação da empresa para o trabalhador. A segunda edição do curso chegou em 2013.

Foto: Sebastián Betancourt / Creative Commons

Comentários (Facebook):

Deixar uma resposta

Patrocinadores

css.php