Etna entra em erupção pela primeira vez em dois anos (com FOTOS)

A erupção do Etna

A cratera Voragine, no monte Etna, Sicília, entrou em erupção pela primeira vez nos últimos dois anos, um espectáculo de fumo e cinza que se prolongou por toda a noite de ontem. Segundo a imprensa italiana, o Etna começou em actividade há cerca de um mês, com explosões dentro da cratera, ainda que demasiado pequenas para atingirem a margem.

Ontem, porém, as explosões foram crescendo e tornaram-se suficientemente grandes para serem vistas através de várias câmaras instaladas no local.

Formada dentro da cratera central do vulcão em 1945, a cratera Voragine esteve em actividade pela última vez em 2013, data em que o mais alto e mais activo vulcão de toda a Europa desatou a cuspir bombas de lava incandescente, num gigantesco fogo-de-artifício.

Com cinco crateras e 3.329 metros de alatura, ao Etna está activo pelo menos 500.000 anos e estima-se que tenha tido a sua primeira erupção dos tempos modernos em 475 a.C.

Apesar de ameaçar constantemente as populações e actividades agrícolas, o Etna é um dos grandes pilares económicos da região. As suas encostas e planícies de Catânia são extremamente férteis e, claro, muitos turistas são atraídos a si. Em Junho de 2013, o Etna foi declarado Património Mundial da Humanidade pela UNESCO.

Comentários (Facebook):

Deixar uma resposta

Patrocinadores

css.php