Fungo mortal está a levar as bananas à extinção

fungo_SAPO

O fungo Fusarium oxysporum f.sp. cubense, ou doença do Panamá, está a ameaçar as plantações de bananas de todo o mundo, tendo já destruído várias na Indonésia, Malásia e Taiwan.

De acordo com investigadores da Universidade Wageningen, na Holanda, é apenas “uma questão de tempo” até que a doença chegue à América Latina, de onde a maioria das bananas são exportadas para a Europa.

Os cientistas holandeses recriaram a forma como a doença de espalhou, desde a sua origem no este asiático, e descobriram que um clone da doença do Panamá, chamado Tropical Race 4 (TR4), é uma ameaça muito específica à banana do subgrupo Cavendish, que representa 47% da produção global de bananas.

A doença leva as plantas a murchar, atingindo o seu sistema vascular e reduzindo a quantidade de água que ela recebe do solo.

“A TR4 pode ter afectado perto de 100.000 hectares e deverá disseminar-se no futuro – através de material da planta infectado, solos contaminados, ferramenta, calçado, inundações ou medidas sanitárias inapropriadas”, explicaram os pesquisadores.

“A actual expansão da epidemia da doença do Panamá é particularmente destrutiva devido à monocultura massiva e susceptível das bananas Cavendish”, continua o relatório Worse Comes to Worst: Bananas and Panama Disease. O estudo foi publicado no jornal Plos One.

Foto: Scot Nelson / Creative Commons

Comentários (Facebook):

Deixar uma resposta

Patrocinadores

css.php