teerao_SAPO

A poluição atmosférica em Teerão, capital do Irão, obrigou ao adiamento de dois jogos do campeonato iraniano de futebol previstos para este domingo.

Os níveis de poluição do ar na capital iraniana atingiram, neste domingo, o triplo do normal e as autoridades ambientais do Irão recomendaram, a paragem de todas as actividades desportivas. Segundo o Guardian, a entidade aconselhou a população a ficar em casa durante todo o dia de ontem.

Assim, os jogos Esteghlal-Siah Jamegan e Naft Tehran-Tractor Sazi foram adiados para amanhã.

A poluição atmosférica em Teerão – cidade com 14 milhões de habitantes, cinco milhões de carros e outros cinco milhões de motorizadas – acentuou-se desde a semana passada, levando as autoridades a fechar as escolas durante três dias.

Neste domingo, o Índice de Qualidade do Ar estava em 132, perto do triplo do máximo aconselhado pela Organização Mundial de Saúde, que é de 50.

Em Dezembro de 2014, cerca de 400 pessoas foram hospitalizadas com problemas respiratórios e cardiovasculares devido à poluição de Teerão, enquanto outras 1.500 precisaram de tratamento. Em 2012, a poluição contribuiu para cerca de 4.500 mortes prematuras na capital iraniana e 80.000 no resto do país.

Foto: Kamyar Adl / Creative Commons

Comentários (Facebook):

Deixar uma resposta