Cientistas anunciam o mapa dos Oceanos mais detalhado de sempre

Vamos conhecer melhor o fundo dos Oceanos

Os cientistas estimam que apenas 5 a 15% do fundo do Oceano esteja mapeado através de tecnologia sonar, a única que consegue revelar os cumes e trincheiras detalhados que nele existem. No entanto, o Observatório da Terra, da NASA, descobriu que a geodesia – medição da forma da Terra a do seu campo gravitacional – pode revelar o mais detalhado mapa do chão dos Oceanos até à data.

David Sandwell e Walter Smith, do Scripps Institution of Oceanography e NOAA (National Oceanic and Atmospheric Administration), respectivamente, estão há 25 anos a tentar ter acesso à informação dos campos gravitacionais da Terra, a partir de operadores de satélite e militares. Os dados recolhidos das medidas gravitacionais e altura da superfície do mar ajudaram-nos a criar um mapa impressionante sobre o que se esconde debaixo das águas dos Oceanos.

A evolução da tecnologia pode ajudar os cientistas a seguir os movimentos das placas tectónicas da Terra de tempo a tempo e identificar áreas que necessitem de ser melhor estudadas através de tecnologia sonar.

“A magnitude de ver os picos e vales de territórios marítimos profundos e ainda não descobertos é um passo gigantesco para percebermos o nosso planeta”, escreve o Inhabitat. E este método não-invasivo também nos permite identificar um caminho futuro para percebermos melhor o nosso ambiente se termos de o danificar nesse processo.

Deixar uma resposta

Patrocinadores

css.php