Pearl Harbor: 74 anos depois do ataque japonês, baía continua poluída (com FOTOS)

Pearl Harbor: a tragédia continua

O ataque japonês a Pearl Harbor, no Hawai, completa hoje 74 anos, uma data histórica e que levou à entrada dos Estados Unidos na Segunda Guerra Mundial, um facto essencial para garantir a vitória aliada em 1945.

No entanto, o local – chamado “baía das águas perolizadas” pelos nativos havaianos – ainda não recuperou a sua biodiversidade e continua, como muitos locais onde decorreram episódios de batalha, ameaçado pela sombra da poluição.

Nos anos seguintes ao ataque, a actividade tóxica e industrial subiu em flecha. Segundo o Mother Nature Network, uma investigação realizada nos anos 80 identificou pelo menos 30 fontes de resíduos tóxicos no local.

Os investigadores estimam ainda que alguns destes resíduos tenham vazado para as águas subterrâneas, principal fonte de abastecimento de mais de 100.000 residentes na região de Honolulu. Assim, os esforços de limpeza do local, que é vizinho de um refúgio de vida selvagem, continuam até aos dias de hoje. Será que a baía das pérolas alguma vez voltará a ser cristalina?

Fotos: PearlHarbor Sm / Wikimedia Commons / Herb Neufeld / Rod Ramsey / UNC – CFC – USFK / Cliff / dwm94085 / Creative Commons

Comentários (Facebook):

Deixar uma resposta

Patrocinadores

css.php