Singapura: caminhos-de-ferro desactivados vão ser transformados num parque público gigante (com FOTOS)

Como criar um parque público do nada?

A cidade-estado de Singapura anunciou um dos projectos mais ambiciosos de reutilização de caminhos-de-ferro do mundo, que a levará a transformar estas infra-estruturas agora obsoletas em 24 quilómetros de parques públicos.

O projecto foi ganho pelo ateliê japonês Nikken Sekkei em colaboração com a Tierra Design e a Arup Singapure e foi desenhado como um “espaço inclusivo”, de acordo com o Inhabitat, acessível a todos através de 122 pontos em todo o país – que não é muito grande, acrescente-se – e 21 plataformas modulares.

Haverá uma ciclovia que acompanhará todo o parque e o corredor verde já existente será mantido. Ao longo dos 24 quilómetros existirão, por outro lado, oito módulos de actividades, desde espaços ao ar livre que promovem o exercício físico a áreas para visionamento de filmes ou miradouros para paisagens florestais.

O projecto está agora em fase de apreciação pública, recebendo feedback da população até final de Março. “[O projecto] monta uma visão de espaço público sem fim à vista, preserva e reintegra as áreas verdes existentes e uma extensão relaxada da vida moderna”, afirma a Nikken Sekkei.

Deixar uma resposta

Patrocinadores

css.php