Arquitecto francês desenha módulos habitacionais para espaços vazios de Paris (com FOTOS)

Um módulo contra a falta de espaço nas cidades

O arquitecto francês Stéphane Malka desenhou uma série de unidades modulares construídas de raiz para serem colocadas nos terraços e telhados perto do rio Sena, em Paris, ou noutra qualquer localização da cidade que as possa receber. Denominados 3Box, os módulos são independentes do prédio e encontram-se suspensos ou elevadas entre dois prédios.

Partindo de formatos rectangulares, que subtilmente fazem a ponte entre o novo – os módulos – e o antigo – os prédios –, estas unidades são desenvolvidas com tecnologias sustentáveis e incluem, elas próprias um telhado verde.

“Estamos a propor casas sustentáveis a um preço 40% abaixo do mercado imobiliário, construídas em ateliês em pouquíssimo tempo, graças aos nossos painéis patenteados e uma técnica exclusiva de pré-fabrico”, explicou Malka ao Design Boom. “Estas patentes foram conseguidas em colaboração com uma equipa de engenheiros e especialistas do Les Toits du Monde”.

As casas bioclimáticas são feitas a partir de aço 100% reciclado e painéis deslizantes de madeira. Composto por três unidades – colocadas umas em cima das outras – este método de intervenção urbana utiliza lacunas e espaços vazios da cidade para a valorizar. Para além de permitir custos mais baratos de habitação, esta solução é ecológica e reduz o número de pessoas obrigadas a viver nos subúrbios por falta de espaço no centro das cidades.

Comentários (Facebook):

Deixar uma resposta

Patrocinadores

css.php