Berlim: maior loja da Europa vai ser renovada (com FOTOS)

A KaDeWe vai ser remodelada

A  Kaufhaus des Westens (KaDeWe), maior loja de departamento – ou armazém, na tradição portuguesa – da Europa vai ser remodelada para garantir a sua sustentabilidade e eficiência para as necessidades do século XXI.

Fundada em 1905 em Berlim, a KaDeWe tem 60.000 metros quadrados de espaço de retalho, num total de oito andares, cada um dedicado a uma área distinta de artigos – uma espécie de centro comercial gerido por uma única marca, como o El Corte Inglés, que pode ser visitado em Lisboa e Porto.

O projecto de renovação será liderado pela OMA, que vai dividir o espaço em quatro áreas acessíveis, com design diferente e independentes, a pensar no consumidor moderno. Cada uma delas terá a sua entrada numa rua diferente e cujo espaço vai desaguar a um átrio central, acessível às quatro. “Esta transformação vai permitir à KaDeWe redefinir o seu actual modelo e relação com os seus clientes e com os ambientes físicos e urbanos”, explica a OMA no seu site.

Assim, o ateliê vai substituir o terraço original, no qual existe um restaurante, por uma extensão de vidro que acrescenta um novo andar ao retalho e o ligará a dois dos átrios. Este espaço oferecerá uma das melhores vistas sobre Berlim. “A configuração do novo terraço deixa um espaço a céu aberto entre a nova arquitectura e o resto do edifício. A irregularidade resultante vai oferecer um espaço para actividades ao ar livre e revela, simultaneamente, um dos espaços mais intensos e secretos do KaDeWe: o seu laboratório de alimentos”, conclui a OMA.

As duas lojas de departamento históricas de Portugal, Armazéns Grandella e Grandes Armazéns do Chiado, foram destruídas pelo incêndio que ocorreu a 25 de Agosto de 1988, neste bairro lisboeta. O actual número reduzido de lojas de departamento pode ser explicado pela grande distribuição de centros comerciais e hipermercados por todo o país.

Deixar uma resposta

Patrocinadores

css.php