Dinamarca: estações de bombeamento reutilizadas como espaços de exposição (com FOTOS)

Como reutilizar um espaço industrial?

Construídas nos anos 60 para escoar a água em excesso dos terrenos limítrofes, três estações de bombeamento situadas perto do rio Skjern, Dinamarca, ficaram obsoletas em 2002, com a restauração da bacia deste curso de água.

Desde então que elas permaneceram na paisagem urbana, abandonadas, mas um projecto da Johansen Skovsted Arkitekter acabou de lhes garantir uma nova vida. Utilizando uma “subtil abordagem de design”, como lhe chama o Inhabitat, o ateliê dinamarquês manteve a fachada da infra-estrutura histórica mas transformou os interiores num espaço de exposições funcional.

As três estações foram criadas pela Myhrwold and Rasmussen como estruturas visualmente inexpressivas e quase não decoradas. Para dar aos edifícios uma aparência mais dinâmica, a Johansen Skovsted Arkitekter acrescentou um revestimento madeira compensada.

As extensões de madeira acabam por suavizar as linhas quase mecânicas do edifício. A madeira foi também o material utilizado por excelência no interior das estações, enquanto as máquinas de bombeamento foram removidas do rés-do-chão para a área subterrânea, permitindo que o espaço para exposições comece no andar térreo.

Comentários (Facebook):

Deixar uma resposta

Patrocinadores

css.php