Edifícios religiosos começam a apostar na reabilitação, renovação e reutilização

O novo parque dos fiéis do skate

Se acompanha o Green Savers há algum tempo sabe que costumamos publicar e partilhar artigos sobre reabilitação de igrejas e edifícios religiosos, a sua aposta na eficiência energética e até reutilização das instalações para outros fins.

Veja-se o caso da igreja nova-iorquina do século XIX transformada em complexo habitacional, o do templo centenário espanhol que agora é um parque de skate (na nossa galeria) ou a igreja medieval britânica reconstruída tijolo a tijolo.

Segundo a revista norte-americana Faith & Form, promotora do prémio Religious Architecture Awards, os projectos de reabilitação e mudança de uso começam a crescer no segmento dos edifícios religiosos e está para ficar.

A tendência das práticas religiosas – e consequentemente dos edifícios que as abrigam – mudou, o que justifica o número crescente de submissões de projectos ao galardão nas categorias de renovação, reabilitação e reuso.

De acordo com a mesma fonte, citada pelo Construir, as categorias de “Unbuilt” e “Student Work” também registaram mais entradas, o que significa que mais edifícios desta categoria poderão surgir para breve e que poderá existir um crescente interesse por parte de uma geração mais nova neste tipo de projectos.

Na edição de 2015, na categoria “Renovação”, o galardão foi para a Igreja St. Vincent de Paul (Richard S. Vosko) e na categoria “Reuso Adaptativo” para a Congregação Beth Israel (Acton Ostry Architects). A Capela do Hospital New Orleans East (Manning Architects & Eskew + Dumez + Ripple) foi premiada na categoria “Projeto Litúrgico de Interiores”, juntamente com a Igreja Católica St. Monica (Fisher Heck Architects) e o projecto para o Átrio Fiedler (GFF Architects).

A revista norte-americana Faith & Form foi criada com o objectivo de fornecer e promover a troca de conhecimento entre os que criam e usam a arte e a arquitectura religiosa. Aos Religious Architecture Awards 2015 concorreram 130 projectos provenientes de todo o mundo, uma submissão “massiva quando comparada com edições anteriores”. A edição de 2016 começa a receber candidaturas a partir do próximo dia 1 de Abril.

Comentários (Facebook):

Deixar uma resposta

Patrocinadores

css.php