Empresa portuguesa de arquivos vai armazenar e reutilizar 42.000 litros de águas pluviais

Como reutilizar água numa empresa?

A EAD (Empresa de Arquivo de Documentação), que actua no mercado da gestão de arquivo em regime de outsourcing, decidiu implementar um sistema que permite armazenar a água proveniente das chuvas, para que seja posteriormente utilizada na rega.

Em comunicado, a empresa de Palmela avança que adquiriu um reservatório com capacidade suficiente para armazenar até 42.000 litros de águas pluviais, um investimento de €15.000 que foi implementado em Setembro de 2015. Até agora, foram já recuperados 80.000 litros de água da chuva.

O reservatório é abastecido através de um sistema de tubagem colocado ao longo de um dos armazéns da sede da companhia, em Palmela, e permite utilizar a água das chuvas para a rega dos jardins, sobretudo nos meses mais quentes, cuja precipitação é mais escassa.

“As grandes companhias devem dar sempre o melhor exemplo perante os stakeholders e, nesse aspecto, a EAD tem tentado corresponder da melhor forma aos desafios dos tempos modernos. A consciencialização ambiental é um deles”, revelou em comunicado Paulo Veiga, CEO da EAD.

A empresa avança que a implementação do reservatório foi uma das formas encontradas para minorar o consumo de água e a factura anual, numa perspectiva de protecção e preservação do ambiente, no âmbito da certificação na Norma ISO 14001:2012, relativa aos Sistemas de Gestão Ambiental.

Além do aproveitamento das águas pluviais, a EAD promove várias boas práticas para a redução do consumo de água: instalação de torneiras economizadoras em toda a empresa, controlo mensal nos consumos, a formação e sensibilização dos colaboradores em matéria ambiental e a eliminação dos tempos de rega, principalmente no Inverno.

Paralelamente, têm sido implementadas medidas para a redução da factura de electricidade, como a instalação de detectores de presença e de emissões de dióxido de carbono, rentabilização de rotas e renovação da frota por veículos mais eficientes.

Fundada há 23 anos, a EAD tem mais de 800 clientes, 103 colaboradores, 30.000 metros quadrados de área coberta de custódia, 700.000 contentores com documentação, 32.000 volumes de documentos entregues e 176.700 cópias de originais disponibilizados. A empresa fechou 2014 com uma facturação de €4,46 milhões.

Comentários (Facebook):

Deixar uma resposta

Patrocinadores

css.php