Estados Unidos: doença incurável está a acabar com as laranjas

laranjais_SAPO

Um terço das laranjas produzidas nos Estados Unidos desapareceram desde 2012 – metade destas no estado da Florida –, anunciou o National Agricultural Statistics Service, que teme que o fruto se torne extinto naquele país.

Esta situação tem como pano de fundo uma doença fatal e incurável que está a destruir os laranjais – e não a seca, ao contrário do que se poderia pensar. Em causa está a doença huanglongbing (HLB), causada pelas bactérias Candidatus Liberibacter spp, Candidatus Liberibacter africanus, CandidatusLiberibacter asiaticus e Candidatus Liberibacter americanus.

Esta doença afecta não apenas o fruto como toda a árvore e foi descoberta em 1998, avança o Gizmodo. Até agora, a única forma encontrada de combater a praga passa por manter os laranjais em quarentena – é o que acontece na Florida e Geórgia desde 2008.

Há muito que os cientistas procuram respostas para tratar esta doença, sendo que, recentemente, se têm virado para a terapia de iluminação laser e antibióticos para a combater. Por outro lado, caso a doença se espalhe para outros citrinos, o cenário será ainda mais devastador: a laranja é considerada um dos frutos mais duradouros, resistentes e facilmente transportáveis do mercado; o mesmo não acontece com outros citrinos.

Foto: Francisco Antunes / Creative Commons

Comentários (Facebook):

Deixar uma resposta

Patrocinadores

css.php