EUA: tempestade de neve mata 35.000 vacas

vaca_SAPO

Mais de 35.000 vacas terão morrido numa tempestade de neve que assolou o oeste do Texas e do Novo México no fim-de-semana de Natal, de acordo com o Albuquerque Journal. A informação, que foi disponibilizada por produtores de lacticínios, avança que 15.000 vacas adultas terão morrido numa área central atingida pela tempestade, entre Lubbock e Muleshoe, e ao norte de Friona, onde se concentra metade dos maiores exploradores para a produção de leite nos Estados Unidos.

Numa área perto de Clovis, no Novo México, a mesma tempestade terá deixado 20.000 vacas mortas. O número de animais jovens poderá tão grande como o de animais adultos, de acordo com um responsável da Universidade Estadual do Novo México.

Segundo o meio de comunicação social norte-americano, citado pelo ANDA, a neve foi responsável por apenas uma parte da tragédia. Os fortes ventos empurraram os animais os cantos das cercas, prendendo-os e acabando por os sufocar pela tempestade de neve.

Ainda de acordo com o Albuquerque Journal, os produtores estão a trabalhar com as autoridades para encontrar meios para recuperar os corpos dos animais. Alguns municípios, inclusive, estão a permitir que as carcaças sejam enviadas para aterros sanitários.

Em Outubro de 2013, uma intempérie semelhante levou à morte de mais de 100.000 bovinos no estado do Dakota do Sul, também nos Estados Unidos.

Foto: liz west / Creative Commons

Comentários (Facebook):

Deixar uma resposta

Patrocinadores

css.php