GPA 2015: todos os vencedores (com LISTA)

GPA_SAPO111

Inspira Santa Marta Hotel, Cabaz do Mar, Câmara Municipal da Amadora, CTT, Escola Secundária João de Araújo Correia, Detergentes Verdes e Associação Cais são os grandes vencedores da 8a edição dos prémios Green Project Awards (GPA) 2015 em Portugal.

Foram distinguidas várias entidades em sete categorias distintas: Agricultura, Mar e Turismo; Gestão Eficiente de Recursos; Consumo Sustentável; Investigação e Desenvolvimento; Iniciativa Jovem; Iniciativa de Mobilização; Produto ou Serviço.

A entrega dos prémios da 8ª edição do Green Project Awards ficou ainda marcada pela realização da Conferência subordinada ao tema “COP21 – conclusões e desafios” onde se analisarão as conclusões e próximos passos da Cimeira das Nações Unidas sobre Alterações Climáticas.

Durante a cerimónia de entrega dos galardões aos vencedores do GPA 2015, destaca-se a atribuição do Prémio Jerónimo Martins/GPA – Investigação e Desenvolvimento Sustentável e do Prémio GPA EDIA – Boas Práticas em Alqueva. O primeiro é resultante da parceria estabelecida entre o GPA e o Grupo Jerónimo Martins, na categoria Investigação e Desenvolvimento Sustentável, em que a empresa de distribuição atribuirá uma bolsa monetária, no valor de €20.000, ao projecto vencedor. Este prémio tem como objectivo promover a investigação e o desenvolvimento de produtos, serviços, projectos ou processos que tenham nos seus objectivos contribuir para o desenvolvimento sustentável.

O segundo – Prémio GPA EDIA “Boas Práticas em Alqueva” – foi criado no âmbito dos 20 anos de existência da EDIA (Empresa de Desenvolvimento e Infra-estruturas do Alqueva), para reconhecer as boas práticas em projectos que promovam o desenvolvimento sustentável na região de Alqueva, nos quais o recurso “água” seja o factor de desenvolvimento fundamental. Das 22 candidaturas apresentadas, o júri seleccionou 10 projectos finalistas, entre os quais serão eleitos os vencedores em duas categorias: Inovação em Alqueva e Boas Práticas em Alqueva. O melhor projecto em Inovação em Alqueva receberá um prémio monetário no valor de €2.500.

Os galardões foram entregues aos vencedores pelas mãos de alguns representantes do actual Governo nomeadamente do Secretário de Estado do Ambiente, Carlos Martins, do Secretário de Estado da Energia, Jorge Seguro, do Secretário de Estado das Florestas e do Desenvolvimento Rural, Amândio Torres, do Secretário de Estado das Pescas, José Apolinário e do Secretário de Estado da Juventude e do Desporto, João Wengorovius Meneses.

A 8ª edição foi patrocinada pelas Águas de Portugal, Caixa Geral de Depósitos, Continente, Jerónimo Martins, REN, Sociedade Ponto Verde e contou com o apoio da Dalkia, ADENE e LIPOR. O e-up da Volkswagen é o carro oficial da cerimónia de entrega de prémios.

TODOS OS VENCEDORES DO GPA 2015

Categoria Agricultura, Mar e Turismo

Vencedor – Inspira Santa Marta Hotel | Inspira Santa Marta Hotel

Menção Honrosa – Brigada do Mar | Descontaminação da costa do norte – Sines

Menção Honrosa – Cantinho das Aromáticas | Cantinho das Aromáticas – Lotes Reserva

Categoria Consumo Sustentável 

Vencedor – ACDPM | Cabaz do Mar – Rede de Suporte Social e de Proximidade em Prol da Valorização dos Produtos da Pesca Locais

Menção Honrosa – Biovivos Lda | Biovivos

Menção Honrosa – Eurest Portugal | Restaurante Sustentável

Categoria Gestão Eficiente de Recursos

Vencedor – Câmara Municipal da Amadora | Projeto-piloto de controlo de regas dos espaços verdes do Município da Amadora

Menção Honrosa – Bosch Car | Inovação Organizacional

Menção Honrosa – Sarah Trading | inVista no Ambiente

Categoria Investigação e Desenvolvimento

Vencedor – César Fonseca | Detergentes verdes: Biosurfactantes a partir de resíduos lenhocelulósicos

Menção Honrosa – CENIMAT, Faculdade de Ciências e Tecnologia – UNL | Tetra Solar: Energy for all

Categoria Iniciativa de Mobilização

Vencedor – CTT Correios de Portugal S.A. | Uma Árvore pela Floresta

Menção Honrosa – Diocese de Beja | Festival Terras sem Sombra

Menção Honrosa – EPAL – Empresa Portuguesa das Águas Livres | Campanha Leve a água da torneira consigo. Leve no preço. Leve no ambiente.

Categoria Iniciativa Jovem

Vencedor – Escola Secundária João de Araújo Correira | Oxigénio

Categoria Produto ou Serviço

Vencedor – CAIS – Associação Solidariedade Social | CAIS Recicla

Menção Honrosa – Associação Transumância e Natureza | Azeite Faia Brava

Menção Honrosa  – EDP Comercial | Energia Solar Autoconsumo

Comentários (Facebook):

Deixar uma resposta

Patrocinadores

css.php