O projecto que procura desenvolver detergentes ecológicos a partir de resíduos lenhocelulósicos é o vencedor do Prémio Jerónimo Martins/GPA – Investigação e Desenvolvimento Sustentável, e vai receber uma bola de €20.000 para continuar a investigação.

O projecto foi idealizado por César Fonseca e nasce do interesse em desenvolver detergentes a partir de resíduos vegetais (agrícolas, florestais, urbanos), evitando o uso de matérias-primas não-renováveis, como é o caso de derivados de combustíveis fósseis. Além deste benefício, este projecto prevê a utilização de biosurfactantes em detrimento dos sintéticos, o que tem vantagens significativas sobre o ambiente, especialmente no que diz respeito à biodegradabilidade e não toxicidade dos detergentes, bem como aos métodos de produção menos intensivos quanto ao uso de energia e de matéria-prima virgem.

Na mesma categoria foi ainda distinguido o projecto Tetra Solar: Energy for all, desenvolvido pela CENIMAT (Faculdade de Ciências e Tecnologia (UNL)). A iniciativa pretende, pela primeira vez a nível mundial, utilizar a actual tecnologia do silício amorfo para fabricar células solares sobre o cartão das embalagens Tetra Pak, aumentando a eficiência. Neste caso, o revestimento de alumínio funciona como um dos eléctrodos da célula.

Este prémio foi criado para a 8ª edição do Green Project Awards e teve como destinatários projectos desenvolvidos por investigadores (a título individual ou em equipa), por universidades ou instituições de I&D, com aplicabilidade e potencial de valorização económica.

Ao longo das suas oito edições, o Green Project Awards já distinguiu mais de 80 projectos em Portugal, num total de mais de 1.000 candidaturas. Em 2016, continuará a promover a partilha de boas práticas que contribuam para fomentar o empreendedorismo, a inovação e a economia verde.

Os vencedores do Green Project Awards (GPA) Portugal vão poder utilizar na sua comunicação o selo Green Project Awards, criado pela Havas Worldwide. Adene, Águas de Portugal, Caixa Geral de Depósitos, Continente, Jerónimo Martins, Lipor, REN, Sociedade Ponto Verde e Veolia, apoiam a 8ª edição desta iniciativa.

Foto: Iwan Gabovitch / Creative Commons

Deixar uma resposta