Maior desfiladeiro do mundo pode estar escondido debaixo do gelo da Antárctica

antarctida_SAPO

Investigadores da Universidade de Durham, nordeste inglês, descobriram o que parece ser um enorme sistema de desfiladeiros debaixo do gelo da Antárctica, avançou o CNET. A descoberta foi alcançada graças à utilização de dados de satélite que permitiram aos investigadores mapear um sistema com mais de 1.000 quilómetros de comprimento que têm até um quilómetro de profundidade, na região de Princess Elizabeth Land. Para termos uma ideia do que significam estes números, o Grand Canyon, nos Estados Unidos, têm cerca de 446 quilómetros de comprimento.

Ainda de acordo com o estudo, existirá também um lago subglaciar de 1.250 quilómetros quadrados escondido nesta área. De acordo com os académicos, este lago poderia ter existido antes da camada de gelo da Antárctida se ter formado ou, por contraponto, ter sido criado pela queda de água debaixo do gelo, que acabaram por criar a erosão da rocha.

Numa primeira fase, os académicos analisaram a forma de superfície do gelo, à procura de pistas sobre a topografia da rocha escondida. Este método já tinha sido utilizado na própria Antárctida, aliás. Depois, a equipa utilizou uma tecnologia sonar para confirmar as suas suspeitas – em todas as áreas testadas, os dados mostraram-se equivalentes à primeira análise, explicaram os investigadores na edição deste mês do jornal Geology (abre PDF).

Foto: NOAA Photo Library / Creative Commons

Comentários (Facebook):

Deixar uma resposta

Patrocinadores

css.php