Oceanos vão ter mais plástico que peixes em 2050

peixes_SAPO

Em 2050, os mares e oceanos do mundo terão mais bocados de plástico que peixes, se avaliarmos o peso de ambos. De acordo com a Fortune, que cita um relatório da Ellen MacArthur Foundation, a cada minuto o equivalente a uma carrinha cheia de plástico é enviado para os oceanos – actualmente, apenas 14% dos resíduos de plástico globais são enviados para reciclagem.

Para resolver este problema, a Ellen MacArthur Foundation está a desenvolver um projecto de economia circular para o plástico, uma proposta que será anunciada no Fórum Económico Mundial e que apresenta três plataformas-chave: criar uma real economia para o plástico usado, ao aumentar os esforços globais de reciclagem; reduzir o envio de resíduos de plástico para o ambiente e dissociar o plástico dos combustíveis fósseis utilizados para o criar.

“Este relatório demonstra a importância de despoletarmos uma revolução no ecossistema da indústria dos plásticos e é o primeiro passo para demonstrarmos como podemos transformar a forma como os plásticos se movem na nossa economia”, explicou em comunicado Dominic Waughray, do Fórum Económico Mundial.

Denominado The New Plastics Economy, o plano admite que é uma visão futurista e ainda não aplicável no terreno, mas promete “um objectivo atraente para a cadeia de valor global e um princípio para os Governos inovarem de forma colaborativa”.

Foto: Tatiana Vdb / Creative Commons

Comentários (Facebook):

Deixar uma resposta

Patrocinadores

css.php