Petição quer fim de anúncios de venda de animais no OLX

gato_SAPO

O Movimento Movido a 4 Patas e o grupo Garra criaram uma petição para acabar com os anúncios de venda de animais em plataformas como o OLX e CustoJusto, entre outras. Nestas, alegam as duas organizações, são publicados “anúncios escandalosos de venda de animais sem qualquer cuidado, ou trocas destes por objectos”, explicam.

“Esta petição [pretende] que esta matéria seja legislada”, adianta a petição. “Estas plataformas da internet admitem publicações sobre animais onde [estes] são considerados mercadoria, como se de um objecto se tratasse. Apesar de a actual lei não considerar os animais como seres sencientes, merecedores de uma vida digna, é imperiosa uma mudança que passe a respeitar as suas necessidades físicas e comportamentais, de acordo com a espécie”, continua o documento.

Leia a petição.

“Desta forma, os animais não devem ser alvo de um comércio que não só coloca algumas espécies em risco de extinção, bem como contribui para a proliferação de crimes de maus tratos a animais, sem que as autoridades competentes na matéria possam de alguma forma actuar”, avançam ainda as duas associações.

De acordo com o documento, os animais de companhia “comercializados nestas plataformas” não são, maioritariamente, de criadores de referência, mas “pessoas que fazem criação sem condições de higiene e saúde, vendendo animais que vivem encarcerados em condições miseráveis, sem que estejam devidamente desparasitados ou vacinados e tornando-se focos de doenças”.

Foto: gnuckx / Creative Commons

Comentários (Facebook):

Deixar uma resposta

Patrocinadores

css.php