São Domingos de Rana: Garland investe €70.000 em 230 painéis fotovoltaicos

Como a Garland olha para a sustentabilidade

A empresa de navegação, transporte e logística Garland tem a funcionar, desde 21 de Novembro, um sistema fotovoltaico composto por 230 painéis fotovoltaicos, instalado na cobertura de um dos seus armazéns no Centro Logístico da Abóbada, São Domingos de Rana. “Trata-se de uma clara aposta na sustentabilidade energética e uma importante medida na contribuição para a preservação do meio ambiente, através da produção de energia para consumo próprio, o denominado autoconsumo”, a avança a empresa em comunicado.

Com um investimento de €70.000, o sistema consiste em 230 painéis com potência unitária de 250Wp, instalados na cobertura do armazém que produzem  no seu conjunto uma potência nominal de 50kW, dimensionado para colmatar 25% das necessidades de energia do centro logístico e optimizado para aproveitar eficientemente a energia produzida.

Durante o dia, a energia produzida pelo gerador fotovoltaico é consumida instantaneamente pela rede de baixa tensão em regime de autoconsumo. Por outras palavras, o sistema transforma a luz solar em energia eléctrica e aproveita-a para o seu próprio consumo interno. Em caso de excedente de energia, esta é injectada na rede pública, sendo a Garland ressarcida pelo valor correspondente calculado com base em tarifas de energia praticadas pelo Mibel (Mercado Ibérico de Eletricidade).

O projecto envolveu um estudo prévio a cargo da ESERGY Consulting, empresa vocacionada na elaboração de projetos técnicos da especialidade. O sistema foi dimensionado com base no perfil traçado de consumo energético da Garland e na seleção de equipamentos com as mais recentes tecnologias.

“A Garland aposta nas energias renováveis para tornar-se mais autónoma e menos dependente da energia produzida em grande parte pelos combustíveis fósseis”, conclui a empresa.

Comentários (Facebook):

Deixar uma resposta

Patrocinadores

css.php