Água: o recurso mais ameaçado do século XXI (com VÍDEO)

agua_SAPO

O ciclo da água, por si só, já não é suficiente para purificar este recurso natural, pelo que o acesso futuro a ele acaba por ser um dos grandes desafios da humanidade. Segundo as Nações Unidas, se continuarmos a poluir e degradar este recurso, não existirá água suficiente para saciar a sede de nenhum cidadão do Planeta já em 2050 – pode parecer um espaço temporal imenso, mas já se sabe que, quando falamos do Planeta e de mudanças estruturais no nosso comportamento, o tempo é sempre curto.

O tema da água é tão importante, na verdade, que o Green Savers tem uma secção exclusiva para abordar todos os assuntos que a ela nos ligam: a inovação, a política, a comunicação e a influência das cidades na sua utilização.

Neste vídeo do Minuto Verde, uma produção da Quercus, Sara Campos explica como pequenas mudanças no nosso comportamento podem fazer um verdadeiro milagre na sustentabilidade deste recurso: desde fechar a torneira quando lavamos os dentes, por exemplo, reduzir o tempo do banho ou desperdiçar menos comida.

É que a preparação de comida é um dos principais sugadores de água do Planeta: produzir um quilo de pão implica gastar – da plantação de trigo à padaria – cerca de 1.000 litros de água? Conheça este e outros números no Minuto Verde e recorde todos os episódios neste link.

O Minuto Verde é uma rubrica produzida pela Quercus e emitida aos dias úteis na RTP

Foto: Bart Rousseau / Creative Commons

Comentários (Facebook):

Deixar uma resposta

Patrocinadores

css.php