Como Guimarães equilibrou a modernidade dos LED com candeeiros clássicos

Guimaraes_Av_Humberto_Delgado_SAPO

O Município de Guimarães está a proceder à renovação da iluminação pública na Avenida General Humberto Delgado – por muitos conhecida pelo seu antigo nome de Rua dos Palheiros” – substituindo as antigas colunas por um modelo clássico e tecnologia LED. O modelo clássico da iluminação vai uniformizar o tipo de candeeiros existentes na área envolvente da Colina Sagrada, no anel rodoviário entre a Câmara Municipal, Universidade do Minho, Castelo de Guimarães e Largo Martins Sarmento (Jardim do Carmo).

A alteração completa a requalificação paisagística da Avenida General Humberto Delgado, cuja artéria terá, até ao final desta semana, 16 novos exemplares do tipo Arquihistoric Hamlet, modelo indicado para iluminar centros históricos, praças, áreas pedonais, centros urbanos e áreas residenciais.

“O seu design clássico permite uma concertada iluminação dos espaços envolventes, numa opção que valoriza e preserva o património”, explica a câmara vimaranense em comunicado.

Através do recurso a tecnologias de iluminação energeticamente mais eficientes, este exemplar, acompanhado por colunas Alba, proporciona um equilíbrio entre design, segurança e conforto, a par de uma diminuição da pegada ecológica e de um baixo consumo energético, continua a autarquia. A remodelação fica concluída até sexta-feira, 11 de Março.

A requalificação paisagística do centro de Guimarães tem o objectivo de contribuir para a melhoria de um conjunto de indicadores relacionados com a candidatura de Guimarães a Capital Verde Europeia 2020, designadamente na criação e reformulação de espaços e corredores verdes, qualidade do ar e melhoria das condições de acessibilidade e mobilidade pedonal.

A alteração da iluminação pública surge depois da substituição de 40 árvores pela espécie Pyrus calleryana, árvore adaptada ao meio urbano e de rara beleza: quer na Primavera quando em flor, quer no Outono, quando as suas folhas ficam com a cor do fogo.

Comentários (Facebook):

Deixar uma resposta

Patrocinadores

css.php