Londres: a beleza das retretes vitorianas do século XIX (com FOTOS)

As retretes do século XIX

Poderá uma retrete ou casa de banho pública ser bela? Segundo a fotógrafa italiana Agnese Sanvito, há vários anos radicada em Londres, a pergunta nem se coloca. A resposta, no caso daquela ser feita, é obviamente positiva.

“Comecei a reparar nas estruturas elegantes das retretes vitorianas de Londres em 2010, [na zona] onde vivia. Elas são um dos símbolos excêntricos e orgulhosos da civilização inglesa, mas há muito que estão fechadas e misturadas com o tecido de fundo da cidade”, explicou a artista.

Segundo avisa o Mail Online, é provável que um habitante de Londres tivesse maior sorte em encontrar uma casa de banho pública, no século XIX, do que nos nossos dias. O que, não sendo propriamente uma certeza, diz muito da forma como estamos a planear o nosso espaço urbano.

Nesta série de fotos, Agnese tenta chamar a atenção para este mobiliário urbano caído em esquecimento. Muitas delas encontram-se cobertas de lixo e completamente ofuscadas pela concorrência de atracções urbanas. Outras, mantendo algum fascínio de outros dias, estão a ser transformadas em restaurantes e bares – e no Green Savers já escrevemos sobre alguns destes projectos.

“Muitas vezes [estas retretes] estão cheias de lixou ou têm árvores e ervas a crescer dentro delas. O design decorativo e elegante do ferro esquecido nesta decadência tomaram em mim uma nova beleza, que primeiro me inspirou a começar a fotografá-los. Depois, estas fotos transformaram-se num projecto, um trabalho sempre captado na luz do amanhecer”, concluiu a artista.

Deixar uma resposta

Patrocinadores

css.php