Qual a melhor altura para visitar o Parque Nacional da Ria Formosa? (com VÍDEO)

ria formosa_SAPO

O Parque Nacional da Ria Formosa é uma das mais deslumbrantes do Algarve e, grande parte deste, é ocupado pelo sistema lagunar da ria, preenchida por ilhas e penínsulas de areia. Considerada zona húmida de interesse internacional, o parque é um ponto de nidificação para as aves que chegam na Primavera ou as que aqui têm o seu habitat permanente.

Conheça-o melhor no Minuto Verde ou, em alternativa, no local. Deva saber que ele pode ser visitado durante todo o ano, variando as melhores épocas de visita com os objectivos destas.

Se o motivo da visita for os valores culturais, explica o ICNF (Instituto de Conservação da Natureza e Florestas) qualquer época do ano é adequada, embora o Verão seja de evitar para aqueles que procuram alguma tranquilidade.

Por outro lado, para quem procura conhecer os valores naturais, em particular a fauna, então o Outono e o Inverno são as épocas preferenciais. A maior parte das espécies animais existentes na Ria Formosa é dificilmente observável, à excepção das aves. Por isso, são as aves, o seu voo, o seu colorido particular, que atraem, desde logo, a atenção de todas e todos.

Do ponto de vista da avifauna (i.e. das aves), a Ria Formosa assume uma importância decisiva, atendendo a que representa uma zona de descanso para aves migradoras, local de invernada para um número considerável de aves aquáticas, local de nidificação para as que chegam na primavera ou fazem da Ria Formosa o seu habitat permanente.

O Minuto Verde é uma rubrica produzida pela Quercus e emitida aos dias úteis na RTP.

Foto: Natalia / Creative Commons

Deixar uma resposta

Patrocinadores

css.php