Banco Mundial e app de boleias vão ajudar Filipinas a reduzir congestionamentos de trânsito

manila_SAPO

A app de trânsito Grab, o Banco Mundial e o Governo das Filipinas estão a tentar reduzir os congestionamentos de tráfego naquele país do sudeste asiático, partindo da análise de dados para ajudar as autoridades a tomar medidas que permitam uma circulação automóvel mais rápida.

A aplicação Grab, que desenvolve um serviço similar ao Uber X, nas Filipinas, permitindo aos passageiros apanhar “boleias” de outros veículos privados, consegue disponibilizar dados de trânsito em tempo real. Estes dados podem ser cedidos ao Governo das Filipinas para visualizar o fluxo de tráfego nas ruas.

Segundo a app, sediada em Singapura, a análise destes dados pode ajudar a polícia de trânsito a resolver alguns problemas que provocam engarrafamentos, como locais propícios a acidentes. Ao Mashable, o director regional de Public Affairs Grab, Deevya Desai, explicou que os dados são enviados para um dashbord online feito à medida para utilização do Governo, que mostra o tempo que dura cada viagem, trajectos e velocidade média. Nos planos da empresa está o lançamento de plataformas idênticas para os países onde opera, como o Vietname e Indonésia.

Paralelamente, a empresa está a trabalhar desde Abril passado com o Banco Mundial, testando a plataforma de forma a que esta ajude os condutores de outros países a chegarem mais cedo aos seus destinos.

A capital das Filipinas, Manila, é uma das mais congestionadas do mundo, ao ponto de um consultor da American Chamber of Commerce ter revelado que, dentro de quatro anos, a cidade deixará de ser viável caso o trânsito não melhore. Todos os dias, continua o Mashable, os congestionamentos de Manila provocam perdas de €45 milhões em combustível e tempo perdido.

Foto: Andrew Subiela / Creative Commons

Comentários (Facebook):

Deixar uma resposta

Patrocinadores

css.php