Egipto vai investir €3,1 mil milhões em centrais fotovoltaicas

central solar_SAPO

O Egipto prepara-se para iniciar a construção de várias novas centrais fotovoltaicas, num investimento total de €3,1 e que será assegurado em parceria com várias empresas multinacionais. Ao todo, serão acrescentados 2 GW de electricidade à nação e criados milhares de novos empregos.

Segundo o Green Prophet, há vários anos que o Governo egípcio pretende iniciar esta transição verde, mas esta é a primeira vez em que a verdadeira dimensão e alcance do projecto foram revelados.

O anúncio tem como pano de fundo um Memorando de Entendimento entre a Terra Sola e a eléctrica egípcia (EEHC), tendo o projecto sido descrito como “de larga escala”. Ainda assim, pouco mais se sabe sobre o investimento e os locais onde as centrais serão construídas.

Alguns dos parceiros do projecto, porém, já foram revelados. Para além da Terra Sola Ventures, sediada no Bahrain, também a gestora suíça Terra Nex, a RWE New Energy, a Hareon Solar e várias outras empresas de tecnologia alemãs estão envolvidas.

Segundo um estudo da empresa de investimento RobecoSAM, desenvolvido em 2015, o Egipto é um dos países com piores práticas de sustentabilidade em todo o mundo. Assim, este megaprojecto vem em boa altura, até porque criará mais de 1.500 empregos temporários e outros 1.000 permanentes.

Foto: Green Prophet / Creative Commons

Comentários (Facebook):

Deixar uma resposta

Patrocinadores

css.php