Gadget transforma resíduos de plástico em alimentos (com FOTOS)

Do plástico para a alimentação

Já se sabia que os fungos têm uma aptidão natural para transformar resíduos tóxicos em elementos seguros e até, por vezes, comestíveis. Agora, os investigadores do LIVIN Studio foram mais longe nesta equação e criaram o Fungi Mutuarium, um sistema que transforma o plástico, com a ajuda dos fungos, em biomassa comestível.

O protótipo agora criado hospeda uma substância à base de algas, chamada FU, um receptáculo para tiras de plástico tratadas com luzes ultravioleta para esterilização. Depois, uma solução nutriente líquida embalada com brotos de fungos é polvilhada para o FU e o processo começa. Ao longo de várias semanas, uma massa de micélio fúngico – a parte vegetativa do fungo – consome lentamente o plástico, substituindo-o por um produto comestível.

Segundo o Inhabitat, o processo foi desenvolvido em colaboração com a Universidade de Utrech e teve o objectivo de mudar a forma como olhamos para a alimentação em condições globais – climáticas e não só – cada vez mais complicadas. Ainda assim, ainda estaremos a anos-luz até que o processo de transformar plástico em comida seja uma realidade. Não acha, caro leitor?

Deixar uma resposta

Patrocinadores

css.php