teixo_SAPO

A Associação dos Amigos da Serra do Açor, em parceria com a Quercus, o ICNF e a União de Freguesias de Cepos e Teixeira, vai realizar uma acção que visa reintroduzir o teixo (Taxus baccata) na Serra do Açor.

Esta acção vai-se realizar na área da antiga freguesia da Teixeira (concelho de Arganil, distrito de Coimbra), cujo topónimo é revelador de uma zona com uma forte presença de árvores desta espécie.

O teixo sobrevive em Portugal apenas em pequenos núcleos que surgem reliquialmente na Serra do Gerês e na Serra da Estrela.

Os teixos que serão plantados na Serra do Açor foram propagados, por via seminal, a partir de sementes provenientes de indivíduos da Serra da Estrela, de forma a terem uma componente genética o mais aproximada possível com a população que existia primitivamente na Serra do Açor.

A iniciativa vai decorrer este sábado, dia 9 de Abril, e tem como objectivo a consciencialização da importância da renaturalização dos espaços silvestres e da diversificação de valores naturais, que, numa escala macro constituem factores que promovem a biodiversidade, condicionam o comportamento do fogo de forma positiva e dificultam a dispersão de pragas e doenças, para além de melhorarem os serviços prestados pelos ecossistemas florestais, como o processo de formação e conservação de solo, fixação de Carbono, preservação da biodiversidade e da paisagem ou a regularização do regime hídrico e da qualidade da água, entre outros.

Esta iniciativa pretende também ser um veículo de sensibilização, informação e divulgação uma vez que as pressões e ameaças à floresta portuguesa são crescentes, sendo os bosquetes autóctones cada vez mais raros.

O ponto de encontro é na Selada das Eiras, freguesia de Folques, concelho de Arganil. A plantação será efectuada no Perímetro Florestal da Senhora das Necessidades.

Foto: Henry Hemming / Creative Commons

Comentários (Facebook):

Deixar uma resposta