Recursos naturais da Terra para este ano chegam hoje ao limite

The Blue Marble

Overshoot day é uma designação dada ao dia em que a Humanidade atinge o limite do uso sustentável de recursos naturais disponíveis para esse ano e, infelizmente, esse marco foi atingido hoje, 8 de Agosto. De agora até ao final do ano estaremos a usar recursos naturais que já não temos, uma espécie de cartão de crédito da natureza.

Muitos são os países que excedem as suas capacidades de recursos naturais em larga escala e Portugal não é excepção. O nosso país é deficitário na capacidade de fornecer recursos naturais necessários às actividades desenvolvidas (produção e consumo). A nossa pegada per capita é de 3,9 hectares globais, mas a nossa biocapacidade é de 1,5 hectares globais. Ficam a faltar 2,4 hectares globais per capita, o que significa que a nossa pegada ecológica excede em 160% a nossa biocapacidade, colocando-nos no grupo dos 35 países com maior défice ambiental em todo o mundo.

Sendo uma situação generalizada em todo o mundo, importa então reflectir sobre o que pode ainda ser feito para mudar esta situação. A associação Zero, liderada por Francisco Ferreira, deixa algumas sugestões:

1 – Aposta numa economia circular: fazer uma redução no uso de materiais, a promoção da reutilização e prolongamento de tempo de vida dos bens e equipamentos. Mudar de uma ideia de “usar e deitar fora” para “ter menos, mas de melhor qualidade”.

2 – Uma dieta alimentar saudável e sustentável: reduzir o consumo de proteína animal, de gorduras e de comidas processadas terá benefícios em termos de saúde, mas também em termos ambientais e sociais, em particular se se optar por comprar produtos locais ou, pelo menos, nacionais.

3- Mobilidade sustentável: com uma forte aposta na melhoria dos transportes públicos, uma actualização das infra-estruturas e condições que estimulem a mobilidade suave (andar a pé, de bicicleta, mas também carsharing e se possível a transição para veículos eléctricos.

4 – Dar um passo de cada vez: não adianta quer mudar o mundo num só dia. Pequenas mudanças diárias que permitam tornar o seu quotidiano mais sustentável, terão grande impacto.

Comentários (Facebook):

Deixar uma resposta

Patrocinadores

css.php