Alemanha: carros com motores a gasolina e diesel podem ser banidos até 2030

A proposta foi apresentada pelo Bundesrat, Conselho Federal da Alemanha, que sugere uma resolução para banir todos os automóveis com motores de combustão interna até ao início de 2030.

A resolução agora conhecida defende que nas estradas do país apenas poderão circular veículos com emissão zero CO2. O organismo alemão defende ainda, com esperança, que esta medida venha a ser aplicada no futuro a todos os países da União Europeia.

Mas como conseguir esta mudança por toda a Europa? Para o Bundesrat o caminho passa pela proibição de venda de veículos novos a gasolina ou diesel a nível europeu em 2030, decisão essa a ser tomada pela União Europeia. E se este organismo não tem poderes oficiais para avançar com a medida a nível europeu, é impossível negar o poder de influência que a mais forte economia da Europa tem na União Europeia.

Esta sugestão do organismo alemão está directamente relacionada com as metas instituídas no Acordo de Paris. Assim, e para cumprir o estabelecido, a Alemanha terá de reduzir as emissões de CO2 em 95% até 2050.  Uma meta difícil de alcançar, daí a necessidade de medidas drásticas e uma cada vez maior aposta em veículos eléctricos. “Se o Acordo de Paris for levado com seriedade para limitar as emissões que causam mudanças climáticas, nenhum carro com motor de combustão deve ser permitido nas estradas depois de 2030”, defende Oliver Krischer, do Partido Verde alemão.

A resolução apresentada por este instituto alemão terá ainda de ser aprovada por outras instâncias nacionais, mas não deixa de ser um passo ambiental bastante importante, tendo em conta que a Alemanha é a quarta maior industria automóvel do mundo.

Foto: Creative Commons 

Deixar uma resposta

Patrocinadores

css.php