Como reaproveitar as borras de café? Eis algumas ideias

borras de café

Muitos dos alimentos que usamos fazem uma longa viagem desde climas exóticos até à bancada das nossas cozinhas. Mas o seu trajecto não tem de terminar aí, podemos conceder-lhes algumas tarefas extra antes de os condenar ao caixote do lixo. Saiba como os reaproveitar através destas dicas, partilhadas originalmente pelo site Mother Nature Network.

O que fazer com as borras de café?

1- Amaciar a pele

Esfregue-se com um esfoliante corporal feito de pó de café, óleo de coco e um pouco de açúcar mascavado. Massaje esta fórmula pela pele suavemente enquanto toma duche, enxaguando no final.

2- Cuide das flores

Use borras de café na cobertura do solo de plantas como rosas, azaléias, rododendros, hortênsias e camélias. As borras melhoraram a acidez natural e os nutrientes que contêm o solo.

3- Afastar as formigas

Salpique borras de café em torno das áreas infestadas de formigas, de forma a detê-las.

4- Deter os gastrópodes

As borras podem ser também utilizadas para repelir caracóis e lesmas. Para isso, polvilhe as áreas problemáticas.

5- Simplifique a limpeza da lareira

Antes de limpar a lareira, polvilhe-a com borras de café usado humedecidas, que irão fazer pesar as cinzas e eliminar, assim, as nuvens de fumo e pó.

6- Faça uma pintura a sépia

Mergulhe saquinhos de borras de café em água quente e use como tinteiro em tecido, papel, ou outro material, e consiga uma pintura em tons de castanho.

7- Manter os gatos longe das plantas

Mantenha os gatos afastados do seu jardim usando uma mistura de cascas de laranja e borras de café, colocada em torno das plantas.

8- Incentivar o crescimento das cenouras

Para aumentar a colheita de cenouras, misture as sementes com borras de café secas antes de as semear. O volume extra faz com que as sementes pequeninas sejam mais fáceis de manusear, enquanto o aroma do café pode nutrir o solo e ajudar a afastar pragas.

Foto: via Creative Commons 

Comentários (Facebook):

Deixar uma resposta

Patrocinadores

css.php