Comer 10 porções de frutas e legumes por dia é o segredo para a longevidade, diz estudo

fruta

Que comer frutas e legumes faz bem à saúde estamos todos fartos de saber – mesmo que depois, no dia-a-dia, nem sempre consigamos manter esta regra de ouro. A grande novidade agora divulgada é a quantidade necessária para surtir verdadeiro impacto no nosso organismo.

Se até agora todas as recomendações apontavam as cinco porções diárias como a fórmula mágica, um estudo agora divulgado vem pôr esse número em causa, alegando que essa quantidade é claramente insuficiente.

Qual será então o número mágico para alcançarmos uma vida mais saudável, repleta de longevidade? Segundo o estudo do Imperial College London, para o organismo sentir os benefícios destes alimentos os adultos deverão ingerir dez porções de fruta e legumes diariamente. Só assim o nosso corpo conseguirá absorver os nutrientes nas quantidades necessárias para combater as ameaças a que está sujeito dia após dia.

Para esta equipa de investigação, o ideal será consumir cerca de 800 gramas de frutas e legumes diariamente, com cada porção a ter perto de 80 gramas. Ora, traduzindo isto para os alimentos que tem lá por casa dá qualquer coisa como uma pêra média, um cacho de uvas, uma banana pequena ou três colheres de sopa de vegetais.

As conclusões agora divulgadas surgem depois do grupo de investigação ter analisado minuciosamente 95 estudos feitos anteriormente sobre o tema e ter analisado as respostas de mais de dois milhões de pessoas.

Segundo a investigação, comer as dez porções de fruta e legumes por dia trará inúmeros benefícios para a saúde, como a redução em 28% do risco de problemas cardiovasculares, o risco de cancro a baixar para os 13% e o risco de morte prematura a poder ser evitado em 31%.

Conseguir incluir as dez porções de frutas e legumes será o cenário ideal, mas dentro da imensa panóplia de opções há alguns alimentos que deverão estar sempre presentes, pelas suas excepcionais características. Assim já sabe, na próxima ida ao supermercado os vegetais verdes, amarelos e crucíferos, bem como as maçãs, as pêras e as frutas cítricas deverão ter um lugar de destaque no seu carrinho de compras.

Foto: via Creative Commons

Comentários (Facebook):

Deixar uma resposta

Patrocinadores

css.php