Eis alguns alimentos aliados na prevenção do cancro

chá verde

Segundo um estudo da Universidade de Harvard, intitulado “A Prevenção do Cancro”, 30% dos casos de cancro fatais são provocados por uma má alimentação e pela obesidade. O cancro é uma doença mutifactorial, pelo que nada nos pode assegurar que, se levarmos uma vida saudável, praticarmos uma alimentação equilibrada, fizermos exercício físico e não fumarmos, vamos conseguir livra-nos da doença.

No entanto, o que está comprovado é que ter um estilo de vida saudável​​, que inclua exercício físico, não fumar, ter uma dieta rica que privilegie alimentos frescos e reduzir os níveis de stress, entre outras medidas, ajuda a reduzir a probabilidade de desenvolver cancro.

Existem alimentos que têm uma acção anti-carcinogénica, ajudando na prevenção e no tratamento, assim como na redução dos tumores.  Conheça alguns destes aliados naturais.

1. Brócolos – É rico em isotiocianatos. O gene 53, também conhecido como o guardião do genoma, é responsável por manter as células saudáveis ​​e prevenir o crescimento anormal próprio do cancro. Quando este gene surge defeituoso, a sua falta de controlo faz com que as células anormais proliferem e dêem lugar a vários tipos de cancro. Os isotocianatos – encontrados nos brócolos, repolho e couve-flor – podem ajudar a eliminar a proteína do gene 53 defeituoso e deixar intactas as proteínas saudáveis ​que ajudam a travar desenvolvimento do tumor.

2. Tomates, morangos e melancia

Contêm licopeno que poderá reduzir a incidência de diferentes tipos de cancros, especialmente o cancro da próstata, embora não haja provas conclusivas. O licopeno inibe a proliferação celular e fortalece o sistema imunológico.

3. Frutas, legumes e geleias – As pessoas que comem muitas frutas e verduras têm menos probabilidade de desenvolver cancro. Isto deve-se em grande parte à pectina, um agente gelificante natural das frutas e vegetais, que também é usado para fazer compotas e que inibe a galectina-3, uma proteína que ajuda na disseminação do cancro no corpo.

4. Curcuma- É um dos mais poderosos anti-inflamatórios naturais. A curcumina é o principal componente biológico activo da curcuma – é extraída e concentrada e com ela têm sido realizados vários estudos que comprovam as suas propriedades medicinais num grande número de doenças. A curcumina é ainda um poderoso antioxidante. Além de prevenir a formação de radiais livres, também é capaz de neutralizar os já existentes.

Tem mostrado grande eficácia no re-equilíbrio da saúde, pelas suas actividades anti-coagulantes, anti-trombóticas, anti-hipertensivas, anti-inflamatórias, anti-diabéticas, assim como anti-viral e hepatoprotectora. Alguns estudos revelaram que a curcumina inibe o crescimento de alguns tumores, como do cólon, do fígado, do estômago, da mama, do ovário e da leucemia, entre outros.

5. Cogumelos chineses- Maitake, shiitake e reishi são usados na medicina tradicional chinesa para fortalecer o sistema imunitário devido à presença de compostos chamados beta-glutanos, que são muito importantes no combate do cancro e do crescimento de tumores. Os cogumelos podem ajudar a retardar o crescimento das células tumorais e metástases. Eles também são ricos em selénio, que ajuda a combater a doença.

6. O chá verde- Contém polifenóis que anulam os efeitos das nitrosaminas – constituem um grupo alargado de compostos com grande capacidade de induzir o cancro – e tem poderes antioxidantes. É um poderoso protector contra as radiações ambientais. Aumenta o efeito da radioterapia nas células cancerígenas.

7. Azeite de oliva- Reduz o risco de cancro da mama, próstata, cólon e intestino. O azeite de oliva contém um ácido gordo essencial, o ácido oleico (ómega-9)  que diminui os níveis de um dos oncogenes, o HER2/neu. Além disso, aumenta o efeito de outro medicamento utilizado no cancro da mama e cancro do ovário: o paclitaxel. Uma dieta que inclui azeite extra virgem pode ajudar a reduzir o crescimento do tumor entre 8% e 10%, e até 15% o cancro da mama.

Foto: via Creative Commons

Comentários (Facebook):

Deixar uma resposta

Patrocinadores

css.php