As construções inacabadas do deserto

Richard Allenby-Pratt é um fotógrafo sedeado no Dubai, com interesse particular pela sustentabilidade, o ambiente e a ecologia. Num dos seus trabalhos fotográficos intitulado “Comsumption”, Allenby-Pratt revela o impacto ambiental do crescimento exponencial no Dubai e em Abu Dhabi.

O Dubai é conhecido pelos projectos de construção massiva e pelos arranha céus que batem recordes de altura. No entanto, as duas cidades albergam projectos falhados, que começaram a ser construídos e nunca mais foram concluídos.

São estes projectos que Allenby-Pratt se dedica a documentar. Um destes projectos é o Arabian Canal, um canal que iria transportar água ao longo de 75 quilómetros, desde a Marina do Dubai, passando pelo Aeroporto Internacional Al Maktoum e voltando a entrar no mar.  A construção está parada desde 2009 e o deserto foi gradualmente engolindo as fundações do canal.

Outro destes projectos é a Palm Jebel Ali, uma península artificial em forma de palmeira, cuja construção também foi abandonada. Conheça aqui algumas imagens deste fotógrafo.

Deixar uma resposta