Qual o potencial de Portugal para produzir energia através do Sol? Esta ferramenta responde

Reduzir o consumo de energia produzida através de combustíveis fósseis é cada vez mais uma necessidade urgente nos dias que correm. Cientes desta situação, o Banco Mundial e a ISA (Solar International Alliance) criaram uma ferramenta que indica o potencial de produção com energia solar que cada país ou território tem.

Disponível online e gratuitamente, a Global Solar Atlas identifica vários locais pelo mundo onde o uso de energia proveniente do sol pode ser mais rentável, tanto para a conversão em energia térmica como eléctrica.

Em muitos aspectos idêntica ao Google Maps, esta ferramenta permite ao usuário investigar as potencialidades de vários pontos mundiais, chegando a zonas remotas, com a única limitação a estar na descoberta de locais situados no máximo a mil metros de altitude acima do solo.

Mostrar aos investidores, mas também às autoridades locais, o potencial que determinada zona pode ter é o principal objectivo desta nova ferramenta online. Desmitificar esta fonte energética, mostrando aos interessados todos os benefícios de uma energia onde o investimento está apenas na aquisição e manutenção do equipamento, e não na fonte de energia em si, é um dos grandes objectivos da Global Solar Atlas.

A nível mundial, locais como o Sahara, o Kalahari, o deserto australiano, a Ásia Central, a Baixa Califórnia, o Atacama e a Austrália – zonas desérticas, onde a precipitação atinge níveis muitos baixos – são as regiões de excelência para a produção de energia solar. Por cá, o Algarve, Alentejo Interior e Beira Baixa apresentam as melhores possibilidades para quem quer investir nesta fonte de “energia limpa”.

Foto: via Creative Commons 

Deixar uma resposta

Patrocinadores

css.php