Foram 5300 as árvores adquiridas em 2016 pelos portugueses aos balcões dos CTT. Na sua terceira edição, a campanha Uma Árvore pela Floresta bateu todos os recordes de vendas, estando previsto o plantio de 5300 plantas autóctones em Fevereiro no Funchal e em Março na Serra do Alvão.

Organizada pela associação ambiental Quercus e pelos CTT, esta iniciativa tem como objectivo florestar com espécies autóctones as zonas do nosso país mais afectadas pelos incêndios. Com as vendas desta edição serão plantadas mais de 11 mil árvores na região da Peneda Gerês, Serra da Estrela, Funchal e Serra do Alvão.

Tanto na iniciativa que terá lugar no Funchal e na Serra do Alvão serão realizadas acções de voluntariado, destinadas aos apoiantes que registaram as suas árvores no site do projecto. As duas acções estão abertas à participação de voluntários, podendo as inscrições ser feitas aqui.

Já no próximo sábado serão plantadas espécies autóctones nas Serras de Santo António, em concreto na zona de Chão de Galinhas. Na Serra do Alvão as plantações realizar-se-ão nos dias 17 e 18 de Março.

Em 2017 a campanha “Uma Árvore pela Floresta” estará de volta, com um novo kit alusivo a uma nova espécie autóctone, e com o mesmo objectivo de ajudar as regiões e as populações mais afectadas pelos incêndios.

O projecto “Uma Árvore pela Floresta” ganhou o prémio Green Project Awards 2015 na categoria Iniciativa de Mobilização e foi vencedor, em 2016, do prémio de Ambiente da PostEurop, uma organização afiliada das Nações Unidas, que reúne 52 operadores postais europeus.

Foto: via Creative Commons 

Deixar uma resposta