Fazer a viagem Lisboa-Porto a bordo de um veículo eléctrico sem receio de ficar parado ali para o lado de Aveiras, já é uma realidade. Tudo graças à entrada em vigor do denominado “Corredor Eléctrico Norte”, que torna muito mais fácil o carregamento deste tipo de veículos.

Pela auto-estrada A1 estão agora espalhados quatro postos de carregamento rápido (PCR), dando assim a possibilidade de percorrer os mais de 300 km que separam Lisboa e Porto, com a segurança de ter no caminho posto de carregamento ao dispor, caso necessário.

Até à conclusão deste “Corredor Eléctrico Norte” apenas existiam postos de carregamento rápidos em Aveiras de Cima e em Pombal. Ora, um veículo eléctrico que saísse de Lisboa tendo como destino final o Porto, tinha sérias dificuldades em completar os últimos km desta viagem.

As estações de serviço de Antuã (Estarreja) e de Leiria, acolhem agora os novos postos de carregamento rápidos. No caso do posto de Antuã o PCR está localizado ao quilómetro 255 em ambos os sentidos, enquanto o posto de Leiria fica situado ao quilómetro 126, igualmente nos dois sentidos.

A auto-estrada que liga o centro ao Norte fica agora equipada com quatro postos de carregamento rápido para os veículos eléctricos: há um posto na Galp em Aveiras de Cima (km 44) seguindo-se o posto Repsol em Leiria (km 126). Em Pombal o posto de carregamento fica ao km 167 e, por fim, o de Antuã, está na estação de serviço da Repsol ao km 255.

Avançar com melhores infra-estruturas para fomentar a mobilidade eléctrica em território nacional é um dos objectivos do Governo para 2017.

Foto: via Creative Commons 

Deixar uma resposta