Carros movidos a energia solar? O futuro está mais próximo do que se pensa

paineis solares fotovoltaicos

A ideia de um automóvel movido exclusivamente pela força da energia solar parecia-nos até há pouco tempo um conceito digno de um filme de ficção científica, mas pode estar bem mais perto de se tornar realidade do que julgamos.

A marca Panasonic é responsável por esta situação, ao apresentar um conjunto de células fotovoltaicas inovadoras, que podem ser montadas no tejadilho de um carro, transformando posteriormente a energia solar recolhida em energia eléctrica. Para já, o modelo Prius Plug-in da Toyota servirá de “cobaia” para testar estas inovadoras células fotovoltaicas.

O projecto está ainda em fase de testes, mas para já sabe-se que este conjunto de células fotovoltaicas conseguem gerar cerca de 180w de energia. A energia produzida por estas células é suficiente para manter a funcionar uma bateria de 12v, fornecendo assim ao carro grande parte da energia eléctrica que necessita para funcionar.

Mas quais as vantagens deste novo mecanismo de fornecimento de energia? Como principal benefício surge a redução dos consumos feitos pelo automóvel, já que não há gastos em gasolina e em energia das baterias em funções não relacionadas com o movimento do carro, explica o site Motor 24.

No futuro estas baterias poderão ser a principal fonte de energia dos motores eléctricos, mas para já essa opção não está em cima da mesa. Actualmente, a Panasonic tem parcerias com grandes empresas mundiais ao fornecer, por exemplo, baterias de iões de lítio para o sistema híbrido do Toyota Prius, e produzindo as células fotovoltaicas do mega projecto da Tesla, a Solar City.

Foto: via Creative Commons 

Deixar uma resposta

Patrocinadores

css.php